terça-feira, 30 de agosto de 2011

Valorizando a arte de educar-se (parte II)


(gaivota de papel)

Ainda comentando as infindáveis possibilidades de educar-se, compartilho as minhas impressões sobre a EAD (Educação A Distância).

Hoje é a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) (unidade do Ministério da Educação) responsável pela regulação e supervisão de instituições públicas e privadas de ensino superior e cursos superiores de graduação do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico, na modalidade presencial ou a distância.

É um espaço alternativo, não limitado ao da sala de aula, que deve ser valorizado visto a necessidade de se utilizar inúmeros recursos para contextualizar o indivíduo ao conteúdo proposto pelo plano de ensino e recomendado pelo MEC.

É um cenário onde há outros atores além de professores e alunos. Falo de desenvolvimento de ambientes voltados ao processo de ensino-aprendizagem que se valem de recursos áudio-visuais, gráficos, espaços alternativos de onde a realidade virtual conduz o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, compartilhando e valorizando suas experiências de vida.

Nesse contexto, tutores, desenvolvedores de ferramentas, suporte, são peças fundamentais para a fomento e percepção da auto confiança do aluno em querer aprender mais e mais.




Um excelente exemplo é a Educação a Distância (EAD) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) que propõe uma iniciativa estratégica de formação de profissionais de saúde integrada a seu processo de trabalho. Segundo o site, "visa colaborar para a construção e consolidação de um SUS cada vez mais produtor de eqüidade social e de qualidade de saúde". Apresenta ambiente diversificado capaz de ressignificar o contexto do profissional de saúde baseado nos resultados estratégicos da pesquisa social na área de saúde pública.

Se você é profissional da saúde e necessita inovar sua formação voltando-se à Saúde Coletiva, aproveite.

"A educação é um bem público de primeira necessidade" Presidente Lula - 2005


Um comentário:

  1. Olá Cássia! :) Muito prazer em conhecê-la. Vamos compartilhar o diagrama da rosa, esse modelo dobrei apenas uma vez, vou tentar dobrar novamente, é um trabalho imenso, levei 3 dias (dobrei aos poucos). Mas mesmo amassadinha, valeu a pena quando vi o resultado final!
    Boas dobrinhas!
    http://www.josephwu.com/Files/PDF/rose.pdf

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário..